Olimpíadas Brasileiras de Biologia

conteúdos e competências exigidos

Autores/as

  • Wemerson Castro Oliveira Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Anita Regina Kerber Diniz Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Lajeado.
  • Júlia Favaretto Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Lajeado.
  • Eduarda Cristina Santos Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Lajeado.
  • Allynne Avylla Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.
  • Denise Oliveira Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Amílcar Cardoso Vilaça Freitas Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.53-70.1575

Palabras clave:

Olimpíada do conhecimento, Ensino de biologia, Educação básica

Resumen

No contexto das olimpíadas do conhecimento, esse artigo traz uma análise das questões das Olimpíadas Brasileiras de Biologia (OBB) realizadas entre os anos de 2007 e 2016. Foram investigados três quesitos: a área da biologia à qual se remete; com quais outras áreas do conhecimento podem ser estabelecidas relações interdisciplinares; e as competências do Ensino Médio que mobilizam. Constata-se que há uma grande variedade de áreas da Biologia, especialmente para a segunda etapa; por outro lado, as questões da primeira etapa estabelecem mais relações interdisciplinares. Geografia e Matemática se destacam como as áreas do conhecimento mais relacionadas. Com relação às competências do Ensino Médio, a mais mobilizada foi a “M6 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos”. Identificou-se, nas provas da OBB, um perfil similar à prova do ENEM, com contextualizações, relações interdisciplinares e uma abrangência de diversas competências exigidas.

Palavras-chave: Olimpíada do conhecimento; ensino de Biologia; Educação Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wemerson Castro Oliveira, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Anita Regina Kerber Diniz, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Lajeado.

Estudante Ensino Médio Integrado ao Técnico em Automação Industrial no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Júlia Favaretto, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Lajeado.

Estudante Ensino Médio Integrado ao Técnico em Automação Industrial no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eduarda Cristina Santos, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Lajeado.

Estudante Ensino Médio Integrado ao Técnico em Automação Industrial no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Allynne Avylla Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

Denise Oliveira, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Amílcar Cardoso Vilaça Freitas, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2021-03-25

Cómo citar

OLIVEIRA, W. C.; DINIZ, A. R. K.; FAVARETTO, J.; SANTOS, E. C.; ALVES, A. A.; OLIVEIRA, D.; FREITAS, A. C. V. Olimpíadas Brasileiras de Biologia: conteúdos e competências exigidos. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 1, p. 53–70, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.53-70.1575. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1575. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a