Saúde em jogo: Ensino de Ciências e prevenção à contaminação viral para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.170-183.1845

Palavras-chave:

Atividades lúdicas, ações de prevenção à contaminação por Coronavírus, aprendizagem procedimental, aprendizagem conceitual.

Resumo

Este texto constitui-se de um relato sobre ações lúdico-pedagógicas empreendidas em duas turmas das Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com intenção de promover aprendizagens procedimentais e conceituais acerca do Coronavírus, discutindo como essas ações auxiliaram na aprendizagem de ações preventivas à contaminação pelo vírus. A professora regente, 50 crianças matriculadas em duas turmas de Anos Iniciais, de uma escola da rede municipal de Ensino Fundamental de Florianópolis/SC, e seus responsáveis, forneceram dados para a análise qualitativa do processo de aprendizagem. Ao longo do processo de análise, emergiram seis categorias, dentre elas: Indicadores de aprendizagem procedimental e Indicadores de aprendizagem conceitual. A proposição de duas versões do mesmo jogo, atividades de ensino conceitual dialogadas e um formulário digital preenchido pelos responsáveis permitiu avaliar a aprendizagem construída pelas crianças em relação às ações preventivas. Concluiu-se que atividades lúdicas podem levar à aprendizagem procedimental efetiva, mas, que a aprendizagem conceitual dificilmente ocorre sem a mediação e da presença física docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleise Helen Botelho Koeppe, Rede Municipal de ensino de Florianópolis e Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina

Mestre em Educação em Matemática e Ciências pela PUCRS, Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRGS, Doutoranda em Educação em Ciências pela UFRGS, professora das redes municipal de Florianópolis e Estadual de Santa Catarina.

Simone Rodrigues Ferreira, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Graduada em Pedagogia, Especialista em Alfabetização e Letramento, Professora de Séries Iniciais

Luciana Calabro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bolsista CNPQ- CAPPES - PPG Educação em Ciências: Química e Saúde da Vida - Bioquímica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS 

Downloads

Publicado

2020-08-11

Como Citar

KOEPPE, C. H. B.; FERREIRA, S. R.; CALABRO, L. Saúde em jogo: Ensino de Ciências e prevenção à contaminação viral para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 170–183, 2020. DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.170-183.1845. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1845. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas