Saúde em jogo: Ensino de Ciências e prevenção à contaminação viral para os anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.170-183.1845Palabras clave:
Atividades lúdicas, ações de prevenção à contaminação por Coronavírus, aprendizagem procedimental, aprendizagem conceitual.Resumen
Este texto constitui-se de um relato sobre ações lúdico-pedagógicas empreendidas em duas turmas das Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com intenção de promover aprendizagens procedimentais e conceituais acerca do Coronavírus, discutindo como essas ações auxiliaram na aprendizagem de ações preventivas à contaminação pelo vírus. A professora regente, 50 crianças matriculadas em duas turmas de Anos Iniciais, de uma escola da rede municipal de Ensino Fundamental de Florianópolis/SC, e seus responsáveis, forneceram dados para a análise qualitativa do processo de aprendizagem. Ao longo do processo de análise, emergiram seis categorias, dentre elas: Indicadores de aprendizagem procedimental e Indicadores de aprendizagem conceitual. A proposição de duas versões do mesmo jogo, atividades de ensino conceitual dialogadas e um formulário digital preenchido pelos responsáveis permitiu avaliar a aprendizagem construída pelas crianças em relação às ações preventivas. Concluiu-se que atividades lúdicas podem levar à aprendizagem procedimental efetiva, mas, que a aprendizagem conceitual dificilmente ocorre sem a mediação e da presença física docente.
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