Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática: reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul

Autores

  • Andressa Abreu da Silva Universidade de Caxias do Sul
  • Katia Arcaro IFRS
  • Rodrigo Sychocki da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.172-192.1434

Palavras-chave:

Currículo, formação de professores, História da Matemática.

Resumo

O presente artigo constitui uma pesquisa de caráter documental que objetivou analisar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso das IFES do Rio Grande do Sul apresentam e estruturam a componente curricular História da Matemática. Recorre-se a estudos disponíveis na literatura e legislação vigente para sustentar a ideia de que a História da Matemática, enquanto elemento constitutivo na formação inicial do professor de matemática apresenta-se na forma de um desafio permanente o qual deve mobilizar todos os envolvidos com a formação de professores. A partir de um mapeamento feito nos currículos de Licenciatura em Matemática constatou-se que as IFES no Rio Grande do Sul manifestam a intenção de propor uma componente curricular teórico-reflexiva, dialogando com os futuros professores a partir da perspectiva de que a organização, estruturação e contribuições inerentes ao conhecimento científico matemático são consequências de uma constante realização humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Abreu da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Licenciada em Matemática pelo IFRS (2018). Mestranda em Educação na UCS.

Katia Arcaro, IFRS

Mestre (2009) e Doutora (2013) em Matemática Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduou-se em Licenciatura Plena em Matemática com habilitação em Física pela Universidade de Caxias do Sul (2006), com obtenção de Láurea Acadêmica. Tem experiência nas áreas de Matemática e Física, com ênfase em Matemática, tendo atuado como docente do curso de Administração da Faculdade dos Imigrantes (FAI) e dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Atualmente integra o corpo docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), lotada no campus Caxias do Sul.

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor Adjunto-A do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFRGS, com atuação em disciplinas do DMPA. É professor/orientador credenciado ao Pós-Graduação em Ensino de Matemática (Profissional (conceito CAPES 5 (2016)) e Acadêmico (conceito CAPES 3 (2016))). Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016) com atuação em cursos de nível básico e superior. As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino e aprendizagem da matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

DA SILVA, A. A.; ARCARO, K.; DA SILVA, R. S. Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática: reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 172–192, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.172-192.1434. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1434. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.