A Base Nacional Comum Curricular e os Desafios do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais
A Perspectiva dos Professores
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3273Palavras-chave:
Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Teacher trainingResumo
O Brasil vivenciou nos últimos 20 anos, propostas pedagógicas que envolveram, dos PCN (BRASIL, 1997) à BNCC (BRASIL, 2017). Assim, visa-se analisar as modificações e contribuições nos processos de ensino e de aprendizagem, ocorridas nesse período. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, por meio da análise do conteúdo. Para a obtenção dos dados, realizou-se um questionário eletrônico seguindo o modelo da escala Likert. Analisou-se as respostas de 10 professores, de três escolas da rede municipal de Fortaleza-Ceará. As análises evidenciam que os professores conhecem os PCN (BRASIL, 1997) de Matemática e destacam que o documento contribuiu na sua prática pedagógica. Sobre a BNCC (BRASIL, 2017), os docentes informam que conheceram o documento durante a formação continuada e utilizam na elaboração plano de aula. Conclui-se que os PCN (BRASIL, 1997), como documento norteador, cumpriram um importante papel durante as duas últimas décadas, na orientação curricular. Já a BNCC (BRASIL, 2017), como documento normativo, precisa ser melhor trabalhada na/para melhoria da prática docente.
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