O que sabe quem ensina África na Geografia? Impactos na implementação da Lei nº 10.639/2003 no IFPA – campus Belém
Palavras-chave:
África, Lei nº 10.639/2003, ensino, saberes docentes, GeografiaResumo
O estudo tem como locus o campus Belém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Trata dos saberes docentes acerca da África na Geografia e os impactos na implementação da Lei nº 10.639/2003. Constatou-se pouco reflexo direto nos currículos escolares, cuja efetivação está comprometida por conta da qualidade dos livros didáticos utilizados e pela deficiência na formação do professor, no caso da pesquisa, especificamente da disciplina Geografia no IFPA campus Belém. Existem dificuldades conceituais por parte dos professores. Dentre elas se destaca a questão da formação inicial no que diz respeito ao conhecimento da realidade africana e afrobrasileira, pois os antigos currículos acadêmicos dos cursos de formação de professores ignoravam este campo de conhecimento. O que sabe, acerca da África, quem ensina Geografia impacta, sobremaneira em quem aprende essa mesma África.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.