O que sabe quem ensina África na Geografia? Impactos na implementação da Lei nº 10.639/2003 no IFPA – campus Belém

Authors

  • Helena do Socorro Campos da Rocha INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA

Keywords:

África, Lei nº 10.639/2003, ensino, saberes docentes, Geografia

Abstract

O estudo tem como locus o campus Belém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Trata dos saberes docentes acerca da África na Geografia e os impactos na implementação da Lei nº 10.639/2003. Constatou-se pouco reflexo direto nos currículos escolares, cuja efetivação está comprometida por conta da qualidade dos livros didáticos utilizados e pela deficiência na formação do professor, no caso da pesquisa, especificamente da disciplina Geografia no IFPA campus Belém. Existem dificuldades conceituais por parte dos professores. Dentre elas se destaca a questão da formação inicial no que diz respeito ao conhecimento da realidade africana e afrobrasileira, pois os antigos currículos acadêmicos dos cursos de formação de professores ignoravam este campo de conhecimento. O que sabe, acerca da África, quem ensina Geografia impacta, sobremaneira em quem aprende essa mesma África.


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Helena do Socorro Campos da Rocha, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA

CHEFIA DE DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA

Published

2011-12-13

How to Cite

DA ROCHA, H. do S. C. O que sabe quem ensina África na Geografia? Impactos na implementação da Lei nº 10.639/2003 no IFPA – campus Belém. Revista Thema, Pelotas, v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/109. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas

Most read articles by the same author(s)