Um diário de bordo como história em quadrinhos digital: a HQD OuSADAs e a sua contribuição inovadora para o ensino e aprendizagem da ABPj

Autores

  • Helena do Socorro Campos da Rocha INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA
  • Andreza Jackson de Vasconcelos Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Rosa Maria Siqueira de Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Pará (UFPA).

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.346-360.1094

Palavras-chave:

Diário de bordo, inovação no ensino superior, produto educacional, história em quadrinhos digital.

Resumo

As “OuSADAs - uma experiência com a ABPj” é um Diário de Bordo que utiliza o Gênero Textual História em Quadrinhos Digital (HQD), para veicular de maneira criativa os principais acontecimentos no decorrer do desenvolvimento do Subprojeto “OuSADAs em: a busca por inovação no Projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o Curso de Engenharia Civil da UFPA” que foi desenvolvido por quatro discentes do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) como culminância da disciplina Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem. Ao total foram criadas três edições, cada uma contempla uma etapa do subprojeto: a primeira intitulada “A descoberta” narra o início dessa aventura e os primeiros passos com a ABPj; a segunda intitulada “A reviravolta” tem como principal temática os desafios que a metodologia apresentou ao longo do percurso; e a terceira e última edição intitulada “O encontro com a inovação?” traz os achados da investigação. O objetivo geral do trabalho foi analisar o potencial da HQD enquanto Diário de Bordo no registro de um Projeto e, de forma específica: descrever os elementos da HQD OuSADAs; Contextualizar a criação da HQD; Identificar componentes necessários à utilização da HQD no processo de aprendizagem. A HQD OuSADAs, enquanto Diário de Bordo, foi avaliada e analisada com base nas seguintes categorias: a) Apropriação Conceitual; b) Adequação/Associação dos Quadrinhos com a Mensagem; c) Construção na perspectiva dialógica; d) Conexões com o cotidiano (contextualização); e) Conexões com outras áreas do conhecimento (Interdisciplinaridade); f) Contribuições para a formação da Cidadania (Transversalidade). Os resultados mostram que a ideia de usar um Diário de Bordo para descrição de atividades não é algo novo, a inovação encontra-se na utilização da linguagem dos quadrinhos como suporte ao processo investigativo de uma metodologia ativa no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena do Socorro Campos da Rocha, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA

Coordenadora NEAB IFPA campus Belém. Professora vinculada ao Departamento de Formação de Professores - DEPRO do IFPA campus Belém. Discente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Andreza Jackson de Vasconcelos, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Publicitária. Discente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Rosa Maria Siqueira de Carvalho Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Letras Língua Portuguesa. Discente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

DA ROCHA, H. do S. C.; DE VASCONCELOS, A. J.; RODRIGUES, R. M. S. de C. Um diário de bordo como história em quadrinhos digital: a HQD OuSADAs e a sua contribuição inovadora para o ensino e aprendizagem da ABPj. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 346–360, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.346-360.1094. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1094. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas