Um diário de bordo como história em quadrinhos digital: a HQD OuSADAs e a sua contribuição inovadora para o ensino e aprendizagem da ABPj
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.346-360.1094Keywords:
Diário de bordo, inovação no ensino superior, produto educacional, história em quadrinhos digital.Abstract
As “OuSADAs - uma experiência com a ABPj” é um Diário de Bordo que utiliza o Gênero Textual História em Quadrinhos Digital (HQD), para veicular de maneira criativa os principais acontecimentos no decorrer do desenvolvimento do Subprojeto “OuSADAs em: a busca por inovação no Projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o Curso de Engenharia Civil da UFPA” que foi desenvolvido por quatro discentes do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) como culminância da disciplina Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem. Ao total foram criadas três edições, cada uma contempla uma etapa do subprojeto: a primeira intitulada “A descoberta” narra o início dessa aventura e os primeiros passos com a ABPj; a segunda intitulada “A reviravolta” tem como principal temática os desafios que a metodologia apresentou ao longo do percurso; e a terceira e última edição intitulada “O encontro com a inovação?” traz os achados da investigação. O objetivo geral do trabalho foi analisar o potencial da HQD enquanto Diário de Bordo no registro de um Projeto e, de forma específica: descrever os elementos da HQD OuSADAs; Contextualizar a criação da HQD; Identificar componentes necessários à utilização da HQD no processo de aprendizagem. A HQD OuSADAs, enquanto Diário de Bordo, foi avaliada e analisada com base nas seguintes categorias: a) Apropriação Conceitual; b) Adequação/Associação dos Quadrinhos com a Mensagem; c) Construção na perspectiva dialógica; d) Conexões com o cotidiano (contextualização); e) Conexões com outras áreas do conhecimento (Interdisciplinaridade); f) Contribuições para a formação da Cidadania (Transversalidade). Os resultados mostram que a ideia de usar um Diário de Bordo para descrição de atividades não é algo novo, a inovação encontra-se na utilização da linguagem dos quadrinhos como suporte ao processo investigativo de uma metodologia ativa no ensino superior.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.