O que sabe quem ensina África na Geografia? Impactos na implementação da Lei nº 10.639/2003 no IFPA – campus Belém

Autores

  • Helena do Socorro Campos da Rocha INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA

Palavras-chave:

África, Lei nº 10.639/2003, ensino, saberes docentes, Geografia

Resumo

O estudo tem como locus o campus Belém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Trata dos saberes docentes acerca da África na Geografia e os impactos na implementação da Lei nº 10.639/2003. Constatou-se pouco reflexo direto nos currículos escolares, cuja efetivação está comprometida por conta da qualidade dos livros didáticos utilizados e pela deficiência na formação do professor, no caso da pesquisa, especificamente da disciplina Geografia no IFPA campus Belém. Existem dificuldades conceituais por parte dos professores. Dentre elas se destaca a questão da formação inicial no que diz respeito ao conhecimento da realidade africana e afrobrasileira, pois os antigos currículos acadêmicos dos cursos de formação de professores ignoravam este campo de conhecimento. O que sabe, acerca da África, quem ensina Geografia impacta, sobremaneira em quem aprende essa mesma África.


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Biografia do Autor

Helena do Socorro Campos da Rocha, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA

CHEFIA DE DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado

2011-12-13

Como Citar

da Rocha, H. do S. C. (2011). O que sabe quem ensina África na Geografia? Impactos na implementação da Lei nº 10.639/2003 no IFPA – campus Belém. Revista Thema, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/109

Edição

Seção

Ciências Humanas

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