Programa Profuncionário: possibilidade de profissionalização dos funcionários da educação
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.962-980.928Palabras clave:
Formação de Profissionais da Educação, Políticas Públicas, Profuncionário, Técnico em Multimeios Didáticos.Resumen
Este artigo propõe uma reflexão em torno da formação de funcionários da educação e destaca o Programa Profuncionário como possibilidade de profissionalização. Objetiva: a) Discutir acerca das políticas públicas de profissionalização do conjunto de trabalhadores da educação; b) Identificar os motivos que levaram as egressas do curso Técnico em Multimeios Didáticos do Programa Profuncionário no IFSul – câmpus Lajeado/RS a participarem do curso. Para fins metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa. Foram envolvidas oito egressas do curso supracitado. Os dados produzidos foram analisados seguindo a abordagem de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013) e foram agrupados e analisados a partir de uma reflexão apoiada em dispositivos legais, documentos orientadores do Programa, bem como em diferentes autores. Evidenciou-se que o reconhecimento da importância dos funcionários da educação passa pelo contexto da escola, mas ganha legitimidade quando conquista espaço nos dispositivos legais. Identificou-se a busca pelo aperfeiçoamento e pela qualificação profissional como principais motivos de ingresso no curso.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.