Programa Profuncionário: possibilidade de profissionalização dos funcionários da educação

Autores

  • Michele Roos Marchesan Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0001-6169-2336
  • Silvana Neumann Martins Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.962-980.928

Palavras-chave:

Formação de Profissionais da Educação, Políticas Públicas, Profuncionário, Técnico em Multimeios Didáticos.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão em torno da formação de funcionários da educação e destaca o Programa Profuncionário como possibilidade de profissionalização. Objetiva: a) Discutir acerca das políticas públicas de profissionalização do conjunto de trabalhadores da educação; b) Identificar os motivos que levaram as egressas do curso Técnico em Multimeios Didáticos do Programa Profuncionário no IFSul – câmpus Lajeado/RS a participarem do curso. Para fins metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa. Foram envolvidas oito egressas do curso supracitado. Os dados produzidos foram analisados seguindo a abordagem de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013) e foram agrupados e analisados a partir de uma reflexão apoiada em dispositivos legais, documentos orientadores do Programa, bem como em diferentes autores. Evidenciou-se que o reconhecimento da importância dos funcionários da educação passa pelo contexto da escola, mas ganha legitimidade quando conquista espaço nos dispositivos legais. Identificou-se a busca pelo aperfeiçoamento e pela qualificação profissional como principais motivos de ingresso no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Roos Marchesan, Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Licenciada em Pedagogia - FAPA.

Especialista em Gestão de Instituições de Ensino - FAPA.

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Universidade do Vale do Taquari- UNIVATES.

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Silvana Neumann Martins, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Licenciada em Letras (Univates).

Mestre e Doutora em Educação (PUCRS).

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Univates)

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

MARCHESAN, M. R.; MARTINS, S. N. Programa Profuncionário: possibilidade de profissionalização dos funcionários da educação. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 962–980, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.962-980.928. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/928. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)