A metodologia adotada para a construção de um banco de questões de geometria

Autores/as

  • Aline Silva De Bona IFRS - Campus Osório
  • José Domingos Meira Truylio Estudante de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.133-142.741

Palabras clave:

Educação Matemática, Classificação, Atividade de Sala de Aula, Ensino de Matemática

Resumen

O trabalho apresenta a metodologia construída por uma professora e um licenciando em Matemática para desenvolver um banco de questões de geometria, segundo três tipos de enunciado e em três níveis de dificuldade. Tal banco de questões será parte integrante de um aplicativo que visa verificar previamente os conhecimentos dos estudantes ingressantes no ensino superior, particularmente, do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS–Campus Osório. O objetivo do trabalho é compartilhar a forma de trabalho da seleção e classificação das questões a compor o banco. A metodologia é um relato de experiência de cunho qualitativo, e significativo a todos licenciando de matemática pelo apontamento do quanto é complexo e exige estudos construir atividades de sala de aula. As questões selecionadas são todas públicas, ou seja, compiladas a partir de processos seletivos públicos de nível médio. Aponta-se como resultado parcial a experiência de se planejar atividades desde a sua seleção, classificação e organização para um futuro docente, pois exige estudos de matemática e educação matemática, e essa ação será frequente na sua vida profissional de acordo com o ano da escola básica que selecionará.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Silva De Bona, IFRS - Campus Osório

Professora de Matemática

Mestre Ensino de Matemática

Doutora em Informatica na Educação

Pos Doutora em Pscicologia da Aprendizagem

José Domingos Meira Truylio, Estudante de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Estudante de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Publicado

2018-03-01

Cómo citar

DE BONA, A. S.; TRUYLIO, J. D. M. A metodologia adotada para a construção de um banco de questões de geometria. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 133–142, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.133-142.741. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/741. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a