Experimentos simples para visualização dos fenômenos de difração e interferência da luz

Autores

  • Cleci Terezinha Werner da Rosa Curso de Física - UPF
  • Luiz Marcelo Darroz Curso de Física da UPF
  • Álvaro BEcker da Rosa Curso de Física - UPF

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.18-26.372

Palavras-chave:

Difração e interferência da luz. Atividade experimental. Ensino de Física.

Resumo

Apresenta-se, neste trabalho, a construção de um equipamento didático para realização de uma atividade experimental que visa à visualização dos fenômenos da difração e interferência da luz. Esse equipamento possibilita a ressignificação dos saberes e a aproximação dos conceitos estudados em sala de aula com as situações vivenciais dos estudantes. Constitui-se de um arranjo simples e de baixo custo que poderá ser reproduzido nas escolas de ensino médio para despertar nos estudantes a curiosidade e o prazer pela Ciência. Nesse sentido, esse equipamento didático torna-se uma excelente alternativa para enriquecer as aulas de Física da educação básica, uma vez que proporciona situações em que os estudantes podem explorar as demonstrações práticas relacionadas aos fenômenos presentes no experimento de Young. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleci Terezinha Werner da Rosa, Curso de Física - UPF

Doutora em Educação Científica e Tecnológia - UFSC

Curso de Física - UPF

Luiz Marcelo Darroz, Curso de Física da UPF

Doutorando em Educação em Ciências - UFRGS

Mestre em Ensino de Física - UFRGS

Especialista em Física - UPF

Licenciado em Matemática - UPF

Licenciado em Física - UFSM.

Curso de Física - UPF

Álvaro BEcker da Rosa, Curso de Física - UPF

Doutorando em Educação Científica e Tecnológia - UFSC

Downloads

Publicado

2016-09-24

Como Citar

WERNER DA ROSA, C. T.; DARROZ, L. M.; DA ROSA, Álvaro B. Experimentos simples para visualização dos fenômenos de difração e interferência da luz. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 2, p. 18–26, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.18-26.372. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/372. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra