Vivências pandêmicas
ensino remoto, educação e subjetividade em tempos de coronavírus
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.886-902.2181Resumen
O artigo propõe uma reflexão acerca da pandemia do novo coronavírus e o ensino remoto, a partir das percepções de um grupo de participantes de uma live realizada num curso de extensão online em 22 de junho de 2020, cujo tema foi “O discurso do ensino remoto em tempos pandêmicos”. Na oportunidade foi colocada em discussão a adoção de novas formas de operacionalização do processo de ensino defendidas por gestores públicos em aliança com setores do segmento educacional privado. A live girou em torno das condições estruturais e simbólicas que têm presidido uma série de medidas voltadas para redesenhar os quadros de funcionamento das universidades públicas em tempos pandêmicos, dando-se destaque para os desafios éticos e políticos colocados para os grupos sociais comprometidos com o fortalecimento da educação pública. As falas dos participantes foram analisadas com base na Análise Textual Discursiva e revelam as inseguranças, os medos e os receios provocados não apenas pela pandemia, mas de modo especial, pelos novos instrumentos de gestão do trabalho colocados em funcionamento a partir das condições pandêmicas, bem como o desejo de mobilizar ações de resistência aos processos em andamento.
Palavras-chave: Pandemia; ensino remoto; subjetividades; ensino público.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.