Expectativas de estudantes da educação básica quanto a utilização do laboratório de Ciências

Autores/as

  • Raquel Tusi Tamiosso Universidade Franciscana http://orcid.org/0000-0002-3137-4393
  • Fabio Mulazzani da Luz
  • Denise Kriedte da Costa
  • Aline Grohe Schirmer Pigatto

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.956-968.1584

Palabras clave:

Experimentação, motivação, ensino, prática.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo apresentar as expectativas dos estudantes quanto a utilização do laboratório de ciências como espaço formador de conhecimento nas aulas de biologia, física e química. A pesquisa foi realizada em uma escola privada, localizada no interior do Rio Grande do Sul. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes nivelados entre o oitavo ano do Ensino Fundamental e o terceiro ano do Ensino Médio. Trata-se de uma metodologia com abordagem qualitativa, classificada como descritiva de acordo com o objetivo geral da pesquisa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, analisado através do software QSR NVIVO e da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, identificou-se que os estudantes possuem expectativas muito positivas quanto a utilização do laboratório de ciências enquanto espaço de construção de conhecimento, revelando-nos a vontade que os mesmos possuem em vivenciar as possibilidades que este espaço apresenta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Tusi Tamiosso, Universidade Franciscana

Sou bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente curso mestrado acadêmico no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Publicado

2020-01-14

Cómo citar

TAMIOSSO, R. T.; DA LUZ, F. M.; DA COSTA, D. K.; PIGATTO, A. G. S. Expectativas de estudantes da educação básica quanto a utilização do laboratório de Ciências. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 956–968, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.956-968.1584. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1584. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.