Expectativas de estudantes da educação básica quanto a utilização do laboratório de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.956-968.1584Palabras clave:
Experimentação, motivação, ensino, prática.Resumen
Este trabalho tem por objetivo apresentar as expectativas dos estudantes quanto a utilização do laboratório de ciências como espaço formador de conhecimento nas aulas de biologia, física e química. A pesquisa foi realizada em uma escola privada, localizada no interior do Rio Grande do Sul. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes nivelados entre o oitavo ano do Ensino Fundamental e o terceiro ano do Ensino Médio. Trata-se de uma metodologia com abordagem qualitativa, classificada como descritiva de acordo com o objetivo geral da pesquisa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, analisado através do software QSR NVIVO e da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, identificou-se que os estudantes possuem expectativas muito positivas quanto a utilização do laboratório de ciências enquanto espaço de construção de conhecimento, revelando-nos a vontade que os mesmos possuem em vivenciar as possibilidades que este espaço apresenta.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.