A Pesquisa Baseada em Design (PBD): um levantamento de trabalhos realizados no ensino de Matemática

Autores

  • Gabriel de Oliveira Soares Universidade Franciscana
  • Aline Grohe Schirmer Pigatto Universidade Franciscana
  • Eleni Bisognin Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.301-312.1219

Palavras-chave:

Design-Based Research, matemática, revisão sistemática de literatura.

Resumo

Com o objetivo de caracterizar os estudos brasileiros que utilizam a Pesquisa Baseada em Design no âmbito do Ensino de/Educação Matemática, esse trabalho apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura realizada em três bases de dados, a saber, Scielo, Periódicos CAPES e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foram encontrados dezesseis trabalhos que atenderam aos critérios estabelecidos para a busca e a seguir, estes foram lidos e tiveram seus dados organizados em quatro categorias definidas a priori: conteúdos matemáticos trabalhados, perspectivas teórico-metodológicas evidenciadas no trabalho, sujeitos e níveis de ensino e, ainda, principais resultados e avaliação. Constatou-se que a maioria dos estudos se desenvolvem com diferentes objetivos de pesquisa e evidenciam uma diversidade de contextos de aplicações. Destacaram-se, principalmente, no que tange às perspectivas teóricas, as teorias Socioculturais e as aplicações com alunos de cursos superiores. Por fim, ressalta-se que essa revisão é proposta como sugestão de novas leituras aos pesquisadores que se dispõem a trabalhar com a Pesquisa Baseada em Design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel de Oliveira Soares, Universidade Franciscana

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição. Possui Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete. Atuou como Tesoureiro na Câmara Municipal de Vereadores de São Francisco de Assis (RS). Tem interesse nas seguintes áreas: Educação Matemática no Ensino Superior, Formação de Professores de Matemática, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Ensino de Geometria.

Aline Grohe Schirmer Pigatto, Universidade Franciscana

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN).

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN).

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

SOARES, G. de O.; PIGATTO, A. G. S.; BISOGNIN, E. A Pesquisa Baseada em Design (PBD): um levantamento de trabalhos realizados no ensino de Matemática. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 301–312, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.301-312.1219. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1219. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)