Conhecimento matemático para o ensino: um estudo com professores em formação inicial e continuada

Autores

  • Helena Noronha Cury Centro Universitário Franciscano
  • Eleni Bisognin Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.241-249.482

Palavras-chave:

Conhecimento matemático para o ensino, Conhecimento pedagógico do conteúdo, Sequências numéricas.

Resumo

Neste artigo, é apresentada uma discussão sobre o conhecimento matemático para o ensino, por meio de uma pesquisa realizada com professores em formação inicial e continuada, aos quais foi apresentada uma questão que envolve o conteúdo de sequências numéricas. Tendo detectado dificuldades por parte dos licenciandos em Matemática, aplicou-se um teste a quatro mestrandas e quatro doutorandas, de cursos de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, com o objetivo de analisar seu conhecimento para o ensino desse conteúdo. As participantes parecem ter conhecimento comum do conteúdo e conhecimento curricular, mas suas respostas mostram algumas lacunas em seu conhecimento pedagógico do conteúdo de sequências. Considera-se que é necessário criar instrumentos de pesquisa para avaliar as categorias de conhecimento propostas por Shulman, bastante discutidas em termos teóricos, mas não suficientemente investigadas na prática, pelo menos em termos de conhecimento matemático para o ensino.

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Publicado

2017-08-05

Como Citar

CURY, H. N.; BISOGNIN, E. Conhecimento matemático para o ensino: um estudo com professores em formação inicial e continuada. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 241–249, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.241-249.482. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/482. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

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