Expectativas de estudantes da educação básica quanto a utilização do laboratório de Ciências

Autores

  • Raquel Tusi Tamiosso Universidade Franciscana http://orcid.org/0000-0002-3137-4393
  • Fabio Mulazzani da Luz
  • Denise Kriedte da Costa
  • Aline Grohe Schirmer Pigatto

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.956-968.1584

Palavras-chave:

Experimentação, motivação, ensino, prática.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as expectativas dos estudantes quanto a utilização do laboratório de ciências como espaço formador de conhecimento nas aulas de biologia, física e química. A pesquisa foi realizada em uma escola privada, localizada no interior do Rio Grande do Sul. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes nivelados entre o oitavo ano do Ensino Fundamental e o terceiro ano do Ensino Médio. Trata-se de uma metodologia com abordagem qualitativa, classificada como descritiva de acordo com o objetivo geral da pesquisa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, analisado através do software QSR NVIVO e da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, identificou-se que os estudantes possuem expectativas muito positivas quanto a utilização do laboratório de ciências enquanto espaço de construção de conhecimento, revelando-nos a vontade que os mesmos possuem em vivenciar as possibilidades que este espaço apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Tusi Tamiosso, Universidade Franciscana

Sou bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente curso mestrado acadêmico no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

TAMIOSSO, R. T.; DA LUZ, F. M.; DA COSTA, D. K.; PIGATTO, A. G. S. Expectativas de estudantes da educação básica quanto a utilização do laboratório de Ciências. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 956–968, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.956-968.1584. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1584. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.