Permanência no Curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé: um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso

Autores

  • Bianca Vasconcelos do Evangelho Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Luciane Machado de Machado Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Pedro Dorneles Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Neusa Teresinha Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.501-515.1454

Palavras-chave:

Permanência, Licenciatura em Física, Unipampa.

Resumo

No presente trabalho são apresentados os resultados de entrevistas com licenciandos em Física da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Campus Bagé, com o objetivo de identificar e compreender que fatores se tornaram determinantes para os alunos continuarem no curso. Foram realizados grupos focais com estudantes que se encontravam a partir do quarto semestre. Os dados coletados foram analisados de acordo com a Teoria Fundamentada, que é uma metodologia de análise qualitativo-interpretativa. Ao longo do estudo, coleta e análise dos dados, foi possível observar que os entrevistados se encontravam motivados para concluírem sua graduação, inclusive com interesse em continuarem seus estudos em Pós-Graduações na área de Física. Como resultados preliminares, obtivemos que o PIBID1, a disponibilidade dos professores para atender os alunos, a interação com os colegas e a infraestrutura (em especial do Laboratório de Instrumentação) parecem ser fatores que contribuíram significativamente para a formação dos licenciandos e para sua decisão de permanência no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Vasconcelos do Evangelho, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduada em Licenciatura em Física pela UNIPAMPA - Campus Bagé. Atualmente mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Ensino.

Luciane Machado de Machado, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduanda em Licenciatura em Física pela UNIPAMPA - Campus Bagé.

Pedro Dorneles, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professor Associado de Física da Unipampa - Campus Bagé e dos programas de Pós-Graduação em Ensino e Ensino de Ciências da UNIPAMPA.

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora de Física do Instituto de Física da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

DO EVANGELHO, B. V.; DE MACHADO, L. M.; DORNELES, P.; MASSONI, N. T. Permanência no Curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé: um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 501–515, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.501-515.1454. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1454. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)