Possíveis confluências entre alfabetização científica e ação dialógica nos processos de formação do sujeito

Autores/as

  • Mateus Lorenzon Centro Universitário UNIVATES
  • Eniz Conceição Oliveira Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
  • José Cláudio Del Pino Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.210-220.1271

Palabras clave:

Ensino de Ciências, alfabetização científica, ação dialógica, conscientização.

Resumen

Neste estudo, discutimos as possibilidades de desenvolvimento da Alfabetização Científica e da cidadania a partir da ação dialógica proposta por Paulo Freire. Para tanto, propomos uma interlocução teórica entre autores que abordam a temática do Ensino de Ciências, com teóricos que discorrem sobre o diálogo em uma perspectiva hermenêutica. Ao longo do estudo, destacamos que se a Ciência for compreendida como uma das formas de leitura de mundo, é possível colocá-la em diálogo com a realidade imediata do sujeito. Essa relação dialógica entre Ciência e realidade, permite aos educandos a criação de um ein Zwischen de ressignificação do real.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mateus Lorenzon, Centro Universitário UNIVATES

Graduado em Pedagogia. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino - UNIVATES. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior - CAPES.

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Doutora em Química – UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari.

José Cláudio Del Pino, Universidade do Vale do Taquari

Doutor em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari.

Publicado

2020-04-29

Cómo citar

LORENZON, M.; OLIVEIRA, E. C.; DEL PINO, J. C. Possíveis confluências entre alfabetização científica e ação dialógica nos processos de formação do sujeito. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 210–220, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.210-220.1271. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1271. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas