Alfabetização e letramento em uma perspectiva crítica nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Mateus Lorenzon Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.78-88.435

Palavras-chave:

Alfabetização e Letramento, Educação Crítica, Possibilidades Emancipadoras.

Resumo

Neste artigo analiso as possibilidades/necessidades de desenvolver uma Alfabetização em uma perspectiva crítica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A investigação é uma pesquisa-ação, na qual o corpus da pesquisa foi constituído de Diário de Campo, Fotografias e Filmagens, analisados por meio de uma abordagem reflexiva. Os dados foram dispostos em duas categorias, sendo que a primeira trata dos estereótipos que os estudantes possuem sobre determinadas temáticas e a importância do diálogo com o intuito de desconstruí-los. Na segunda categoria, disserta-se acerca das influências da indústria cultural nos processos de alfabetização das crianças. Por fim, destaca-se que em um contexto contemporâneo - em decorrência dos processos de democratização do acesso à mídia e a Tecnologias de Informação e Comunicação - as crianças são inseridas em discussões que anteriormente eram tidas por adultos, o que faz com que essa faixa etária seja fortemente influenciada por discursos hegemônicos que podem levá-las a ter uma visão ingênua do mundo que as envolve. Nesse sentido, os processos de Alfabetização e Letramento precisam, além de garantir a aprendizagem de habilidades de codificação e decodificação de um sistema de escrita, permitir que os estudantes construam uma concepção crítica da própria realidade.


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Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Centro Universitário UNIVATES

Graduado em Pedagogia. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino - UNIVATES. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior - CAPES.

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Lorenzon, M. (2017). Alfabetização e letramento em uma perspectiva crítica nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Thema, 14(2), 78-88. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.78-88.435

Edição

Seção

Ciências Humanas

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