Alfabetização e letramento em uma perspectiva crítica nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Mateus Lorenzon Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.78-88.435

Palavras-chave:

Alfabetização e Letramento, Educação Crítica, Possibilidades Emancipadoras.

Resumo

Neste artigo analiso as possibilidades/necessidades de desenvolver uma Alfabetização em uma perspectiva crítica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A investigação é uma pesquisa-ação, na qual o corpus da pesquisa foi constituído de Diário de Campo, Fotografias e Filmagens, analisados por meio de uma abordagem reflexiva. Os dados foram dispostos em duas categorias, sendo que a primeira trata dos estereótipos que os estudantes possuem sobre determinadas temáticas e a importância do diálogo com o intuito de desconstruí-los. Na segunda categoria, disserta-se acerca das influências da indústria cultural nos processos de alfabetização das crianças. Por fim, destaca-se que em um contexto contemporâneo - em decorrência dos processos de democratização do acesso à mídia e a Tecnologias de Informação e Comunicação - as crianças são inseridas em discussões que anteriormente eram tidas por adultos, o que faz com que essa faixa etária seja fortemente influenciada por discursos hegemônicos que podem levá-las a ter uma visão ingênua do mundo que as envolve. Nesse sentido, os processos de Alfabetização e Letramento precisam, além de garantir a aprendizagem de habilidades de codificação e decodificação de um sistema de escrita, permitir que os estudantes construam uma concepção crítica da própria realidade.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Centro Universitário UNIVATES

Graduado em Pedagogia. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino - UNIVATES. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior - CAPES.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

LORENZON, M. Alfabetização e letramento em uma perspectiva crítica nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 78–88, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.78-88.435. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/435. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)