Alfabetização e letramento em uma perspectiva crítica nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores/as

  • Mateus Lorenzon Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.78-88.435

Palabras clave:

Alfabetização e Letramento, Educação Crítica, Possibilidades Emancipadoras.

Resumen

Neste artigo analiso as possibilidades/necessidades de desenvolver uma Alfabetização em uma perspectiva crítica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A investigação é uma pesquisa-ação, na qual o corpus da pesquisa foi constituído de Diário de Campo, Fotografias e Filmagens, analisados por meio de uma abordagem reflexiva. Os dados foram dispostos em duas categorias, sendo que a primeira trata dos estereótipos que os estudantes possuem sobre determinadas temáticas e a importância do diálogo com o intuito de desconstruí-los. Na segunda categoria, disserta-se acerca das influências da indústria cultural nos processos de alfabetização das crianças. Por fim, destaca-se que em um contexto contemporâneo - em decorrência dos processos de democratização do acesso à mídia e a Tecnologias de Informação e Comunicação - as crianças são inseridas em discussões que anteriormente eram tidas por adultos, o que faz com que essa faixa etária seja fortemente influenciada por discursos hegemônicos que podem levá-las a ter uma visão ingênua do mundo que as envolve. Nesse sentido, os processos de Alfabetização e Letramento precisam, além de garantir a aprendizagem de habilidades de codificação e decodificação de um sistema de escrita, permitir que os estudantes construam uma concepção crítica da própria realidade.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mateus Lorenzon, Centro Universitário UNIVATES

Graduado em Pedagogia. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino - UNIVATES. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior - CAPES.

Publicado

2017-05-23

Cómo citar

LORENZON, M. Alfabetização e letramento em uma perspectiva crítica nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 78–88, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.78-88.435. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/435. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a