As representações das crianças sobre a escola de Educação Infantil

reverberações na organização institucional

Autores

  • Jacqueline Silva da Silva Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Mateus Lorenzon Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Carine Rozane Steffens Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Nicoly Sieben Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3185

Palavras-chave:

Educação infantil, Representações das crianças sobre a escola, Participação infantil, Escuta sensível

Resumo

Neste artigo analisa-se as representações que as crianças de 3 a 6 anos possuem acerca da organização da instituição de Educação Infantil que frequentam. Participaram da pesquisa, crianças de três turmas de Educação Infantil de uma instituição de ensino da rede municipal de Lajeado/RS. O estudo de abordagem qualitativa, aproxima-se de uma pesquisa-ação. Os dados foram gerados por meio de rodas de conversa realizadas com as crianças. Estes momentos foram gravados e, posteriormente, transcritos e analisados por meio de uma aproximação da técnica de Análise de Conteúdo. Evidenciou-se, transversalmente, uma postura propositiva das crianças, nas quais elas sugerem mudanças institucionais. Entende-se que se essas opiniões individuais, ao serem contempladas e discutidas em âmbito coletivo, possibilitam a restituição de uma dimensão ética e política ao conceito de participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Silva da Silva, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino - UNIVATES e Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas - UNIVATES.

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutorando em Educação - PPGEdu/UPF; Mestre em Ensino - UNIVATES;  Graduado em Pedagogia - UNIVATES Prof. Rede Pública de Ensino de Lajeado/RS e Arroio do Meio/RS Lattes: http://lattes.cnpq.br/9829699736308568  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9402-5820 

Carine Rozane Steffens, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, pela Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA, na linha de pesquisa ?Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação?. Mestre em Ensino, pela Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA, desde 2022.  Graduada no curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA, desde 2016. Bolsista integral do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação da CAPES (PDPG). 

Nicoly Sieben, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Graduanda em Psicologia na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Atualmente é auxiliar acadêmica da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, onde também realiza estágio na área de Psicologia Clínica.

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

SILVA DA SILVA, J. .; LORENZON, M.; STEFFENS, C. R.; SIEBEN, N. As representações das crianças sobre a escola de Educação Infantil: reverberações na organização institucional. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–22, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3185. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3185. Acesso em: 16 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas