As representações das crianças sobre a escola de Educação Infantil
reverberações na organização institucional
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3185Keywords:
Child education, Representations of children about school, Child participation, Sensitive listeningAbstract
Neste artigo analisa-se as representações que as crianças de 3 a 6 anos possuem acerca da organização da instituição de Educação Infantil que frequentam. Participaram da pesquisa, crianças de três turmas de Educação Infantil de uma instituição de ensino da rede municipal de Lajeado/RS. O estudo de abordagem qualitativa, aproxima-se de uma pesquisa-ação. Os dados foram gerados por meio de rodas de conversa realizadas com as crianças. Estes momentos foram gravados e, posteriormente, transcritos e analisados por meio de uma aproximação da técnica de Análise de Conteúdo. Evidenciou-se, transversalmente, uma postura propositiva das crianças, nas quais elas sugerem mudanças institucionais. Entende-se que se essas opiniões individuais, ao serem contempladas e discutidas em âmbito coletivo, possibilitam a restituição de uma dimensão ética e política ao conceito de participação.
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