Revisitando a noção de “Método Científico”

Autores/as

  • Neusa Teresinha Massoni UFRGS
  • Marco Antonio Moreira UFRGS
  • Maria Teresinha Xavier Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.905-926.1057

Palabras clave:

método científico, pluralismo metodológico, filosofia da ciência.

Resumen

Este trabalho faz uma incursão através da História da Ciência e discute diferentes doutrinas filosóficas e suas interpretações da noção de “método científico” e, consequentemente, aborda certos aspectos relacionados à natureza da ciência. O objetivo é problematizar concepções inadequadas e ainda muito presentes na Educação Científica a respeito do “método científico” como um conjunto algorítmico, objetivo e fixo de regras para fazer ciência. Algumas implicações dessa herança empirista-positivista para o ensino são abordadas ao longo do texto. Defende-se que, mais importante do que simplesmente combater essas concepções, é preciso ressignificar a noção de “método científico”, associando-o a distintos procedimentos, padrões, técnicas experimentais, computacionais e matemáticas que invariavelmente estão imbricadas nas práticas científicas dos mais diversos campos da ciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neusa Teresinha Massoni, UFRGS

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000), Mestre em Física (ênfase: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de Ensino de Física. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS; editora adjunta da revista Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS).

Publicado

2018-08-14

Cómo citar

MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A.; SILVA, M. T. X. Revisitando a noção de “Método Científico”. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 905–926, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.905-926.1057. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1057. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra

Artículos más leídos del mismo autor/a