Revisitando a noção de “Método Científico”

Autores

  • Neusa Teresinha Massoni UFRGS
  • Marco Antonio Moreira UFRGS
  • Maria Teresinha Xavier Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.905-926.1057

Palavras-chave:

método científico, pluralismo metodológico, filosofia da ciência.

Resumo

Este trabalho faz uma incursão através da História da Ciência e discute diferentes doutrinas filosóficas e suas interpretações da noção de “método científico” e, consequentemente, aborda certos aspectos relacionados à natureza da ciência. O objetivo é problematizar concepções inadequadas e ainda muito presentes na Educação Científica a respeito do “método científico” como um conjunto algorítmico, objetivo e fixo de regras para fazer ciência. Algumas implicações dessa herança empirista-positivista para o ensino são abordadas ao longo do texto. Defende-se que, mais importante do que simplesmente combater essas concepções, é preciso ressignificar a noção de “método científico”, associando-o a distintos procedimentos, padrões, técnicas experimentais, computacionais e matemáticas que invariavelmente estão imbricadas nas práticas científicas dos mais diversos campos da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusa Teresinha Massoni, UFRGS

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000), Mestre em Física (ênfase: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de Ensino de Física. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS; editora adjunta da revista Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS).

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A.; SILVA, M. T. X. Revisitando a noção de “Método Científico”. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 905–926, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.905-926.1057. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1057. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)