Relato de caso sobre o aprendizado em desenvolvimento de sistemas baseado no Framework Lavarel
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.9-19.416Keywords:
Processo de Aprendizagem, Desenvolvimento de Sistema, Framework Laravel.Abstract
O trabalho pretende compartilhar a vivência do desenvolvimento de um sistema com a finalidade de realizar as inscrições de um evento de ensino - Semana Acadêmica Integrada no IFRS – Campus Osório, e gerar as listas de presença para cada atividade da programação. Tal foi realizado por quatro estudantes do curso superior - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e baseado no Framework Laravel. O objetivo do relato de caso, alicerçado à experiência do evento, é de refletir sobre a aprendizagem de como se desenvolveu a construção e o quão complexa é a relação de quem solicita a criação de um sistema, o usuário, e o desenvolvedor, pois existem imprevistos, erros e prazos a serem cumpridos, além da escolha da ferramenta para a criação. A base teórica é a compreensão construtivista segundo a Teoria de Piaget do processo de aprendizagem desenvolvido por esses estudantes para a construção do sistema. Aponta-se um resultado do trabalho, além do sistema desenvolvido, as reflexões da comissão organizadora do quanto antes é preciso organizar as etapas de desenvolvimento de um sistema para que se minimizem os erros. A vivência dos estudantes formandos sobre como seria uma relação com o cliente também é apresentada.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.