Situação Didática Olímpica - SDO
um problema olímpico aplicado à teoria das situações didáticas
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.265-278.1725Keywords:
OBMEP, Teoria das Situações Didáticas, Situações Didáticas Olímpicas, Problema Olímpico, Geogebra.Abstract
Os resultados do PISA demostram um baixo desempenho em relação ao ensino de matemática e, com o objetivo de melhoria, foi criada a OBMEP. Essa competição dispõe de problemas ricos em conceitos que, além de desafiadores, exigem bastante criatividade. Desse modo, pretendemos usar, neste artigo, uma Situação Didática Olímpica como proposta de ensino para a sala de aula, utilizando os pressupostos da Teoria das Situações Didáticas para ensinar geometria plana por meio de Problemas Olímpicos. Adotamos como teoria de ensino a Teoria das Situações Didáticas (TSD) aplicada a Problemas de Olimpíadas de Matemática, que se denomina como Situações Didáticas Olímpicas, além de contar com o auxílio do GeoGebra para as resoluções dos estudantes. A metodologia de pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica a partir de autores, como Santos e Alves, Azevedo, Alves e Oliveira, Alves, Almouloud e Brousseau. Essa proposta de uma sequência didática com o uso de uma ferramenta tecnológica dará aos alunos subsídios para a construção do conhecimento e a possibilidade da dinamização e visualização dos conceitos, contribuindo em seu aprendizado e autonomia.
Palavras-chave: OBMEP; teoria das situações didáticas; situações didáticas olímpicas; problema olímpico; GeoGebra.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.