Formação continuada em Educação Física escolar: ações, percepções e desafios da gestão educacional
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.671-684.1443Keywords:
Educação física, formação continuada, docentes, ensino.Abstract
O presente estudo teve por objetivo analisar a oferta de ações de formação continuada para professores da área da Educação Física na região sul do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa descritiva e caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Foram entrevistados oito professores e oito gestores de Educação Física escolar. A investigação revelou que a maioria dos municípios ofertou alguma modalidade de ação de formação continuada aos seus docentes no período de 2013 a 2015. Foi unânime, entre os gestores, a percepção da importância dessas ações para atualização e enriquecimento do trabalho docente. Porém, não houve consenso entre eles com relação ao alcance das metas traçadas no planejamento das ações nos seus municípios. Entre os docentes houve o mesmo reconhecimento sobre a importância das ações de formação continuada. Os professores relataram que tais ações resultaram em mudanças no seu fazer pedagógico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.