Os saberes docentes na dinâmica pela profissionalização do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.991-1006.952Palavras-chave:
Formação de Professores, Saberes Docentes, EducaçãoResumo
Na compreensão do movimento pela profissionalização do ensino e da profissionalização docente, diversos pesquisadores, em âmbito internacional e nacional, dedicaram ou dedicam suas pesquisas à formação de professores, abordando os diversos saberes que compõem a vida profissional, no esforço de renovar os fundamentos epistemológicos do ofício de professor, discutir a prática educativa, e focalizar o professor investigativo, reflexivo, político, dialógico, intelectual. Dessa forma, este artigo busca fazer uma síntese integrativa sobre os saberes docentes, com o objetivo de discutir, em linhas gerais, as relações entre esses saberes no movimento pela profissionalização do trabalho docente. Destaca-se a relevância da produção sobre saberes docentes que nas últimas décadas influenciaram tanto pesquisas quanto políticas de formação e de desenvolvimento profissional de professores no Brasil. Contudo, aponta-se a necessidade de se absorver criticamente toda a produção acadêmica internacional sobre saberes docentes, realizada em contextos educacionais diferentes da realidade brasileira, e de se desenvolver pesquisas sobre a própria realidade escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.