Os saberes docentes na dinâmica pela profissionalização do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.991-1006.952

Palavras-chave:

Formação de Professores, Saberes Docentes, Educação

Resumo

Na compreensão do movimento pela profissionalização do ensino e da profissionalização docente, diversos pesquisadores, em âmbito internacional e nacional, dedicaram ou dedicam suas pesquisas à formação de professores, abordando os diversos saberes que compõem a vida profissional, no esforço de renovar os fundamentos epistemológicos do ofício de professor, discutir a prática educativa, e focalizar o professor investigativo, reflexivo, político, dialógico, intelectual. Dessa forma, este artigo busca fazer uma síntese integrativa sobre os saberes docentes, com o objetivo de discutir, em linhas gerais, as relações entre esses saberes no movimento pela profissionalização do trabalho docente. Destaca-se a relevância da produção sobre saberes docentes que nas últimas décadas influenciaram tanto pesquisas quanto políticas de formação e de desenvolvimento profissional de professores no Brasil. Contudo, aponta-se a necessidade de se absorver criticamente toda a produção acadêmica internacional sobre saberes docentes, realizada em contextos educacionais diferentes da realidade brasileira, e de se desenvolver pesquisas sobre a própria realidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, REAMEC (2016); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009); Graduado em Licenciatura em Química pela UFMT (2004). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, do curso de Licenciatura em Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais. É pesquisador na área de Educação em Ciências, atuando nas seguintes Temáticas de Pesquisa: Educação em Ciências; Formação inicial e continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores; Políticas Educacionais; Pesquisa narrativa; Ensino de Ciências e Química na EJA; Ensino de Química.

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação pela UNICAMP. Coordenadora do polo Acadêmico UFPA do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática/REAMEC e Professora Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

RIBEIRO, M. T. D.; GONÇALVES, T. V. O. Os saberes docentes na dinâmica pela profissionalização do trabalho docente. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 991–1006, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.991-1006.952. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/952. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.