Variabilidade do clima vitícola em Santana do Livramento, Campanha Gaúcha, Brasil
associações com o El Niño-Oscilação Sul
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.545-557.3770Palavras-chave:
La Niña, Campanha Gaúcha, Vitis vinifera, Índices Bioclimáticos, Sistema de classificação climática multicritérios geovitícolaResumo
As condições meteorológicas são fatores fundamentais para o desenvolvimento da vitivinicultura em qualquer local do globo. Assim, caracterizou-se o clima vitícola de Santana do Livramento, Campanha Gaúcha, Brasil e sua variabilidade a partir dos três índices climáticos vitícolas preconizados pela metodologia do Sistema de Classificação Climática Multicritérios (CCM) Geovitícola - o índice de frio noturno (IF), o índice heliotérmico (IH) e o índice de seca (IS) -, além de um índice de seca flexibilizado (ISflexibilizado). Correlacionou-se a variabilidade climática observada com as três fases do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) - El Niño, La Niña e fase neutra. Eventos de El Niño apresentaram tipicamente altos valores de IS e ISflexibilizado e baixos valores de IH. Eventos de La Niña apresentaram tipicamente o padrão inverso, menores valores de IS ou ISflexibilizado e altos valores de IH. Anos neutros apresentam tipicamente valores intermediários de IS ou ISflexibilizado e IH, e a maior amplitude de valores de IF. O ISflexibilizado, seguido pelo IS e o IH foram as variáveis mais bem correlacionadas com a polarização das fases do ENOS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.