A valorização profissional do Técnico em Edificações em tempos de mudança

o que a história nos ensina

Autores

  • Danilo dos Santos Telechi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Campus Jaguarão/RS – Brasil
  • Glaucius Décio Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Campus Pelotas/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.353-372.3249

Palavras-chave:

Educação Profissional, Rede Federal, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Curso Técnico em Edificações, IFSul

Resumo

As mudanças que estão acontecendo no mundo do trabalho impactam em algumas carreiras profissionais na construção civil. No campo político, a criação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), em 2018, conferiu plena autonomia às carreiras técnicas de nível médio. As tecnologias disruptivas que se incorporam ao cenário atual podem modificar os papeis profissionais estabelecidos, bem como, reconfigurar os currículos de formação e os cursos. A mudança de Institucionalidade experimentada pela Rede Federal, em 2008, provoca uma reflexão sobre os rumos a seguir. Neste contexto de mudanças, refletiu-se sobre o papel da Escola na valorização das carreiras técnicas de nível médio, com foco no curso Técnico em Edificações. Neste artigo, como recorte da dissertação de mestrado em que se pesquisou essa temática, se apresenta a busca realizada na história do curso Técnico em Edificação do Câmpus Pelotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Nela, se procurou evidências de ações implementados que ajudavam na valorização da carreira técnica entre os estudantes da época. A partir das evidências documentais encontradas, pode-se fazer uma reflexão sobre possíveis linhas de ação para a instituição escolar (pontos-chaves), dadas as mudanças apontadas, na perspectiva de propor a construção de um discurso de valorização e maior autonomia do profissional técnico em Edificações. Os pontos-chaves apresentados neste estudo, conforme evidências documentais, foram, no campo político, o resgate do “orgulho pela arte de construir” e o protagonismo Institucional no campo profissional. No campo tecnológico, a atualização técnica de docentes e estudantes, e no campo Institucional, a formação de parcerias com empresas e Instituições, em especial, com o CFT.

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Biografia do Autor

Danilo dos Santos Telechi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Campus Jaguarão/RS – Brasil

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Câmpus Avançado Jaguarão. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Especialista em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo IPH-UFRGS. Especialista em Gestão Pública pela UAB-UFPR. Especialista em Gestão de Organização e Emprego da Força Aerea pela UNIFA. Mestre em Educação e Tecnologia pelo IFSUL. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Gestão Pública, com ênfase em construção civil, manutenção predial, obras de infraestrutura, gestão patrimonial e gestão de obras públicas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3194128208393065

Glaucius Décio Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Campus Pelotas/RS - Brasil

Formado em Engenharia Civil, pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel. Possui Mestrado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e Doutorado em Informática na Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Trabalhou, como professor e pesquisador, na Universidade Católica de Pelotas - UCPel, de 1990 até 2007. Atualmente, exerce a função de Coordenador de Publicações Científicas - COPUC, na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação - PROPESP, na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul. Também exerce as funções de Editor-chefe da Revista Thema do IFSul e Coordenador Editorial da Editora IFSul. Trabalha como professor e pesquisador do IFSul, no Programa Profissional de Pós-graduação em Educação - PPGEdu, no curso de Licenciatura em Computação - LC e no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica - EE. Também é líder do Grupo de Pesquisas em Modelagem do Conhecimento (GPMOC). Tem experiência nas áreas de Informática na Educação, Ciência da Computação e Engenharia Civil, com ênfase na Modelagem Conceitual do Conhecimento, Tecnologia Educacional, Processamento Gráfico (Graphics), incluindo o Projeto Assistido por Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Teorias da Aprendizagem, Modelagem Conceitual, Informática na Educação, Algoritmos, Programação de Computadores, Computação Gráfica, Processamento Digital de Imagens, Realidade Virtual e Construção Civil. Os referências teóricos incluem Zygmunt Bauman, David Ausubel, Humberto Maturana, Jean Piaget e Joseph Novak.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4587285424055696

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

TELECHI, D. dos S.; DUARTE, G. D. A valorização profissional do Técnico em Edificações em tempos de mudança: o que a história nos ensina. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 353–372, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.353-372.3249. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3249. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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