Revisitando proposições conceituais relacionadas a memoriais institucionais
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.47-57.2911Palavras-chave:
Memorial institucional, centros de memória, memorial, tratamento de coleçõesResumo
As instituições públicas de ensino buscam incorporar tecnologias, acompanhando os avanços e as facilidades que as mesmas asseguram. No contexto da memória institucional não é diferente, as instituições procuram formas de salvaguardar sua história usando recursos de tecnologia para preservá-la às gerações futuras. Apresentamos, nesta construção, uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, a partir da pesquisa exploratória, que aproxima nesse momento da pesquisa o investigador com seu objeto, amparado na averiguação bibliográfica. Nesse contexto, identificamos alguns conceitos que fazem parte da constituição de um Memorial Institucional, assim como a nomenclatura que se harmoniza com o tipo de documentos e suportes que fazem parte do referido Memorial. Dessa forma, intuímos neste trabalho entender esses conceitos e exemplificar a sua variedade, de maneira que venham a contribuir com rotinas metodológicas aplicadas na instituição que melhor segmentam seu acervo, visando o resgate e a constituição da identidade institucional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.