Revisitando proposições conceituais relacionadas a memoriais institucionais

Autores

  • Cristina de Oliveira Jorge Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS - Brasil
  • Glaucius Décio Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.47-57.2911

Palavras-chave:

Memorial institucional, centros de memória, memorial, tratamento de coleções

Resumo

As instituições públicas de ensino buscam incorporar tecnologias, acompanhando os avanços e as facilidades que as mesmas asseguram. No contexto da memória institucional não é diferente, as instituições procuram formas de salvaguardar sua história usando recursos de tecnologia para preservá-la às gerações futuras. Apresentamos, nesta construção, uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, a partir da pesquisa exploratória, que aproxima nesse momento da pesquisa o investigador com seu objeto, amparado na averiguação bibliográfica. Nesse contexto, identificamos alguns conceitos que fazem parte da constituição de um Memorial Institucional, assim como a nomenclatura que se harmoniza com o tipo de documentos e suportes que fazem parte do referido Memorial. Dessa forma, intuímos neste trabalho entender esses conceitos e exemplificar a sua variedade, de maneira que venham a contribuir com rotinas metodológicas aplicadas na instituição que melhor segmentam seu acervo, visando o resgate e a constituição da identidade institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina de Oliveira Jorge, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS - Brasil

Doutoranda do PPGedu / IFSUL, Participa do Grupo de Pesquisa em Modelagem do Conhecimento GPMOC /IFSul. Mestre em Educação - MPET / IFSUL. Possui especialização em Gestão da Comunicação Institucional pela UCB. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Participou do projeto de extensão Inclusão Social e Digital: capacitação da comunidade externa da FURG, e também do Programa Fontes de Informações Digital - FID. Participou da Comissão de Acessibilidade nas Bibliotecas do SiB (Portaria nº 45/2017). Integrou a Comissão de Comunicação do Sistema de Bibliotecas - SiB (Portaria nº 1222/2019). Atua como Bibliotecária Documentalista junto a Universidade Federal do Rio Grande, na Biblioteca Central. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Áreas de interesse: representação da informação e do conhecimento, recuperação da informação, tecnologia da informação e comunicação, marketing, sociedade da informação, inclusão digital, acessibilidade digital, mídia e mediações, memória institucional.

Glaucius Décio Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil

Formado em Engenharia Civil, pela Universidade Católica de Pelotas. Possui Mestrado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutorado em Informática na Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou, como professor e pesquisador, na Universidade Católica de Pelotas, até 2007. Atualmente, trabalha como professor e pesquisador, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas, no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu, no Curso de Licenciatura em Computação e no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica. Também é líder do Grupo de Pesquisas em Modelagem do Conhecimento (GPMOC). Tem experiência nas áreas de Informática na Educação, Ciência da Computação e Engenharia Civil, com ênfase na Modelagem Conceitual do Conhecimento, Tecnologia Educacional, Processamento Gráfico (Graphics), incluindo o Projeto Assistido por Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Teorias da Aprendizagem, Modelagem Conceitual, Informática na Educação, Algoritmos, Programação de Computadores, Computação Gráfica, Processamento Digital de Imagens, Realidade Virtual e Construção Civil. Os referências teóricos incluem Zygmunt Bauman, David Ausubel, Humberto Maturana, Jean Piaget e Joseph Novak.

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

JORGE, C. de O.; DUARTE, G. D. Revisitando proposições conceituais relacionadas a memoriais institucionais. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 47–57, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.47-57.2911. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2911. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)