Revisiting conceptual propositions related to institutional memorials

Authors

  • Cristina de Oliveira Jorge Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS - Brasil
  • Glaucius Décio Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.47-57.2911

Keywords:

Institutional memorial, memory centers, memorial, collection handling

Abstract

Public educational institutions aim to incorporate technologies, following the advances and facilities that they ensure. In the context of institutional memory it is no different, institutions seek ways to safeguard their history using technology resources to preserve it for future generations. This paper presents a qualitative approach based on an applied exploratory research, which brings the researcher closer to his object, supported by a literature review. Therefore, we identified concepts that constitute an Institutional Memorial, as well as the nomenclature that best comprises the type of documents and supports that are part of the aforementioned Memorial. Thus, this study focus on understanding these concepts and exemplify their variety, so that they will contribute to methodological routines applied in the institution that best segment its collection, aiming at the rescue and constitution of the institutional identity.

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Author Biographies

Cristina de Oliveira Jorge, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS - Brasil

Doutoranda do PPGedu / IFSUL, Participa do Grupo de Pesquisa em Modelagem do Conhecimento GPMOC /IFSul. Mestre em Educação - MPET / IFSUL. Possui especialização em Gestão da Comunicação Institucional pela UCB. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Participou do projeto de extensão Inclusão Social e Digital: capacitação da comunidade externa da FURG, e também do Programa Fontes de Informações Digital - FID. Participou da Comissão de Acessibilidade nas Bibliotecas do SiB (Portaria nº 45/2017). Integrou a Comissão de Comunicação do Sistema de Bibliotecas - SiB (Portaria nº 1222/2019). Atua como Bibliotecária Documentalista junto a Universidade Federal do Rio Grande, na Biblioteca Central. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Áreas de interesse: representação da informação e do conhecimento, recuperação da informação, tecnologia da informação e comunicação, marketing, sociedade da informação, inclusão digital, acessibilidade digital, mídia e mediações, memória institucional.

Glaucius Décio Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil

Formado em Engenharia Civil, pela Universidade Católica de Pelotas. Possui Mestrado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutorado em Informática na Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou, como professor e pesquisador, na Universidade Católica de Pelotas, até 2007. Atualmente, trabalha como professor e pesquisador, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas, no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu, no Curso de Licenciatura em Computação e no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica. Também é líder do Grupo de Pesquisas em Modelagem do Conhecimento (GPMOC). Tem experiência nas áreas de Informática na Educação, Ciência da Computação e Engenharia Civil, com ênfase na Modelagem Conceitual do Conhecimento, Tecnologia Educacional, Processamento Gráfico (Graphics), incluindo o Projeto Assistido por Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Teorias da Aprendizagem, Modelagem Conceitual, Informática na Educação, Algoritmos, Programação de Computadores, Computação Gráfica, Processamento Digital de Imagens, Realidade Virtual e Construção Civil. Os referências teóricos incluem Zygmunt Bauman, David Ausubel, Humberto Maturana, Jean Piaget e Joseph Novak.

Published

2023-03-13

How to Cite

JORGE, C. de O.; DUARTE, G. D. Revisiting conceptual propositions related to institutional memorials. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 47–57, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.47-57.2911. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2911. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas

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