Sistema especialista de base de conhecimento para apoio a uma aprendizagem significativa

Autores

  • Carlos Vinícius Rasch Alves Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Glaucius Décio Duarte Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.187-194.1013

Palavras-chave:

Sistema especialista, Base de conhecimento, Mapa conceitual, Aprendizagem significativa, Educação líquida.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um sistema especialista fundamentado em uma base de conhecimento, desenvolvida e testada a partir do pensamento de Zygmunt Bauman. Este sistema pode ser empregado como recurso facilitador na compreensão de conceitos e suas relações existentes em uma aprendizagem significativa. A metodologia de aplicação consiste na inserção de dados em uma base de conhecimento, a partir dos quais, mapas conceituais são carregados automaticamente, baseados nos conceitos cadastrados no sistema. Os sujeitos desta pesquisa são os docentes pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Câmpus Pelotas, que utilizam o referencial de Bauman em seus trabalhos. A teoria educacional utilizada como base para este estudo é a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e os resultados apresentados incluem mapas conceituais gerados diretamente dos conceitos expandidos pela base de conhecimento e também os ganhos no processo de aprendizagem pelos discentes utilizando um sistema especialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

ALVES, C. V. R.; DUARTE, G. D. Sistema especialista de base de conhecimento para apoio a uma aprendizagem significativa. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 187–194, 2019. DOI: 10.15536/thema.16.2019.187-194.1013. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1093. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)