Ambiente Virtual de Aprendizagem Orientado à Legislação: Um Estudo de Caso na Gestão da Educação Profissional a Distância

Autores

  • Maria Isabel Giusti Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil
  • Antônio Carlos da Rocha Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil
  • Marilton Sanchotene de Aguiar Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.264-283.548

Palavras-chave:

Sistemas Multiagentes, Modelos Organizacionais, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a Distância

Resumo

Na Educação a Distância (EaD) apoiada pelas tecnologias digitais, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares constituídos por interfaces que favorecem o processo de ensino e de aprendizagem por meio da Internet. Observa-se, no entanto, que os diferentes AVAs existentes possuem recursos e ferramentas voltados ao processo educativo, não contemplando, porém, aspectos relativos à gestão na EaD. Este trabalho apresenta um estudo de caso ao implementar suporte à gestão no AVA MOODLE, possibilitando a incorporação de leis e normas que regem a EaD de um Instituto Federal (IF) por meio de Inteligência Artificial (IA) em sua customização a partir de Sistemas Multiagentes (SMA).

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Biografia do Autor

Maria Isabel Giusti Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é doutorando em Ciência da Computação pela Universidade do Rio Grande do Sul. Atuou como professora substituta do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) nos anos de 2007 a 2009, como pesquisadora I - professora conteudista do Sistema Universidade Aberta do Brasil (2009) e do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (2009 até 2012). Atualmente é professora efetiva de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas - Visconde de Graça e atua Coordenadora Adjunta da Rede e-Tec Brasil no IFSUL.

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Publicado

2017-08-05

Como Citar

Moreira, M. I. G., Costa, A. C. da R., & Aguiar, M. S. de. (2017). Ambiente Virtual de Aprendizagem Orientado à Legislação: Um Estudo de Caso na Gestão da Educação Profissional a Distância. Revista Thema, 14(3), 264-283. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.264-283.548

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra