Avaliação da produção de cultivares de pepino para conserva e de mini tomate com e sem aplicação de fertilizante foliar

Autores/as

  • João Vieira Neto Epagri
  • Francisco Olmar Gervini de Menezes Júnior Epagri
  • Paulo Antônio de Souza Gonçalves Epagri

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.855-864.1473

Palabras clave:

Cultivo protegido, cultivo sem solo, adubação foliar.

Resumen

Este trabalho foi realizado com objetivo de avaliar a produção de cultivares de pepino para conserva e de mini tomate, em ambiente protegido, com e sem aplicação de fertilizante foliar. Para ambas as espécies foi adotado o delineamento de blocos ao caso, com parcela subdividida e seis repetições. Foram avaliados quatro cultivares de pepino (Ajax F1, Amour F1, Kybria F1 e Marinda F1) e três de mini tomate (Grape Amarelo, Cereja Vermelho TOP SEED® e Grape Mascot TOP SEED®) nas parcelas, e fertilizante foliar a base de Ca e B, nas subparcelas. O fertilizante não afetou estatisticamente os rendimentos do pepineiro, sendo os cultivares com maior desempenho Kybria F1 (1,83 kg planta-1; 85,78 frutos planta-1), Marinda F1 (1,79 kg planta-1; 94,53 frutos planta-1) e Amour F1 (1,78 kg planta-1; 90,14 frutos planta-1). Os mini tomates mais produtivos foram Grape Mascot (1,02 kg planta-1; 112,04 frutos planta-1) e Grape Amarelo (0,76 kg planta-1), independente de uso de fertilizante foliar. O Mini tomate cv. Cereja Vermelho foi mais produtivo com o uso de fertilizante foliar (0,55 kg planta-1), já o cv. Grape Amarelo obteve menor rendimento de frutos comerciais sem o uso de adubação foliar (93,74%), no entanto, obteve maior massa fresca de frutos (17,85 g).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Vieira Neto, Epagri

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1994), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agropecuária) pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Foi professor titular de Estatística na Universidade Comunitária Regional de Chapecó - SC (1998-2006), pesquisador da Epamig - MG (2006-2010) na área de produção vegetal e experimentação agrícola. Atualmente trabalha na Epagri/Estação Experimental de Ituporanga - SC.

Francisco Olmar Gervini de Menezes Júnior, Epagri

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1994), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Produção Vegetal pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) - Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e especialização (2010) em Cultura de Tecidos Vegetais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Agente Técnico de Formação Superior IV - Pesquisador em Olericultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina / EPAGRI. Foi professor universitário (UFRGS e UERGS), pesquisador bolsista DCR-1(CNPq) e extensionista junto ao SENAR-RS e CODEVASF. Consultor ad hoc da FAPESC e FAPES, e dos periódicos Scientia Horticulturae, Horticultura Brasileira, Ciência Rural, Revista Brasileira de Agroecologia, Revista de Ciências Agroveterinárias e Agropecuária Catarinense, entre outros. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Olericultura. Desenvolve pesquisas relacionadas a Produção Integrada e Orgânica de Cebola; Desenvolvimento de cultivares de batata; Avaliação de cultivares de Morango, Pepineiro e Brássicas; e Cultivo sem Solo do Morangueiro, Tomateiro e Pepineiro em Ambiente Protegido. Possui 90 trabalhos técnicos registrados no SEPROTEC (sistema de registro de publicações da Epagri) e 4 tecnologias no SETEC (sistemas de registro de tecnologias da Epagri). Desenvolveu 11 processos ou tecnologias para hortaliças com trabalhos publicados. Participa em 6 projetos registrados no sistema de planejamento da Epagri (SEPLAN). Coordenou projetos, reconhecidos pela ONU - FAO e publicados na Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável (http://www.boaspraticas.org.br/index.php/pt/), que proporcionaram o desenvolvimento do Sistema de Produção Integrada de Cebola junto ao MAPA. É membro da Comissão Estadual da Produção Integrada Agropecuária de Santa Catarina - CEPIB-SC/MAPA e Coordenador da Comissão Técnica para a Produção Integrada de Cebola - MAPA.

Paulo Antônio de Souza Gonçalves, Epagri

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1985), mestrado em Agronomia (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras (1989) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atua na função de pesquisador desde 1990 na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, Agricultura orgânica, Entomologia Agrícola. Trabalhos publicados e assessoria nos seguintes temas: manejo ecológico e orgânico de hortaliças com foco em cebola; Allium cepa; manejo ecológico de tripes, Thrips tabaci; agroecologia; agricultura orgânica; manejo ecológico de mosca-das-frutas, Anastrepha fraterculus; homeopatia vegetal. Atua em apoio técnico e assessoria em agroecologia a agricultores. Cursos de Agroecologia e Manejo de Pragas em Cebola para agricultores e técnicos. Possui registrado no sistema de publicações da Epagri (SEPROTEC) 199 trabalhos técnicos em publicações diversas (data 09/05/2019). Desenvolveu 5 produtos tecnológicos (substâncias em altas diluições) para manejo orgânico na cultura da cebola e 2 para rúcula com trabalhos publicados. Desenvolveu 24 processos ou tecnologias para hortaliças com trabalhos publicados. Realizou 181 produções técnicas entre, assessorias, apresentações diversas, trabalhos técnicos e mini-cursos. Participa em 7 projetos registrados no sistema de planejamento da Epagri (SEPLAN) (data 09/05/2019).

Publicado

2020-01-14

Cómo citar

NETO, J. V.; MENEZES JÚNIOR, F. O. G. de; GONÇALVES, P. A. de S. Avaliação da produção de cultivares de pepino para conserva e de mini tomate com e sem aplicação de fertilizante foliar. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 855–864, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.855-864.1473. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1473. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Agrárias

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>