Avaliação da produção de cultivares de pepino para conserva e de mini tomate com e sem aplicação de fertilizante foliar

Autores

  • João Vieira Neto Epagri
  • Francisco Olmar Gervini de Menezes Júnior Epagri
  • Paulo Antônio de Souza Gonçalves Epagri

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.855-864.1473

Palavras-chave:

Cultivo protegido, cultivo sem solo, adubação foliar.

Resumo

Este trabalho foi realizado com objetivo de avaliar a produção de cultivares de pepino para conserva e de mini tomate, em ambiente protegido, com e sem aplicação de fertilizante foliar. Para ambas as espécies foi adotado o delineamento de blocos ao caso, com parcela subdividida e seis repetições. Foram avaliados quatro cultivares de pepino (Ajax F1, Amour F1, Kybria F1 e Marinda F1) e três de mini tomate (Grape Amarelo, Cereja Vermelho TOP SEED® e Grape Mascot TOP SEED®) nas parcelas, e fertilizante foliar a base de Ca e B, nas subparcelas. O fertilizante não afetou estatisticamente os rendimentos do pepineiro, sendo os cultivares com maior desempenho Kybria F1 (1,83 kg planta-1; 85,78 frutos planta-1), Marinda F1 (1,79 kg planta-1; 94,53 frutos planta-1) e Amour F1 (1,78 kg planta-1; 90,14 frutos planta-1). Os mini tomates mais produtivos foram Grape Mascot (1,02 kg planta-1; 112,04 frutos planta-1) e Grape Amarelo (0,76 kg planta-1), independente de uso de fertilizante foliar. O Mini tomate cv. Cereja Vermelho foi mais produtivo com o uso de fertilizante foliar (0,55 kg planta-1), já o cv. Grape Amarelo obteve menor rendimento de frutos comerciais sem o uso de adubação foliar (93,74%), no entanto, obteve maior massa fresca de frutos (17,85 g).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vieira Neto, Epagri

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1994), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agropecuária) pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Foi professor titular de Estatística na Universidade Comunitária Regional de Chapecó - SC (1998-2006), pesquisador da Epamig - MG (2006-2010) na área de produção vegetal e experimentação agrícola. Atualmente trabalha na Epagri/Estação Experimental de Ituporanga - SC.

Francisco Olmar Gervini de Menezes Júnior, Epagri

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1994), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Produção Vegetal pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) - Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e especialização (2010) em Cultura de Tecidos Vegetais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Agente Técnico de Formação Superior IV - Pesquisador em Olericultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina / EPAGRI. Foi professor universitário (UFRGS e UERGS), pesquisador bolsista DCR-1(CNPq) e extensionista junto ao SENAR-RS e CODEVASF. Consultor ad hoc da FAPESC e FAPES, e dos periódicos Scientia Horticulturae, Horticultura Brasileira, Ciência Rural, Revista Brasileira de Agroecologia, Revista de Ciências Agroveterinárias e Agropecuária Catarinense, entre outros. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Olericultura. Desenvolve pesquisas relacionadas a Produção Integrada e Orgânica de Cebola; Desenvolvimento de cultivares de batata; Avaliação de cultivares de Morango, Pepineiro e Brássicas; e Cultivo sem Solo do Morangueiro, Tomateiro e Pepineiro em Ambiente Protegido. Possui 90 trabalhos técnicos registrados no SEPROTEC (sistema de registro de publicações da Epagri) e 4 tecnologias no SETEC (sistemas de registro de tecnologias da Epagri). Desenvolveu 11 processos ou tecnologias para hortaliças com trabalhos publicados. Participa em 6 projetos registrados no sistema de planejamento da Epagri (SEPLAN). Coordenou projetos, reconhecidos pela ONU - FAO e publicados na Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável (http://www.boaspraticas.org.br/index.php/pt/), que proporcionaram o desenvolvimento do Sistema de Produção Integrada de Cebola junto ao MAPA. É membro da Comissão Estadual da Produção Integrada Agropecuária de Santa Catarina - CEPIB-SC/MAPA e Coordenador da Comissão Técnica para a Produção Integrada de Cebola - MAPA.

Paulo Antônio de Souza Gonçalves, Epagri

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1985), mestrado em Agronomia (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras (1989) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atua na função de pesquisador desde 1990 na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, Agricultura orgânica, Entomologia Agrícola. Trabalhos publicados e assessoria nos seguintes temas: manejo ecológico e orgânico de hortaliças com foco em cebola; Allium cepa; manejo ecológico de tripes, Thrips tabaci; agroecologia; agricultura orgânica; manejo ecológico de mosca-das-frutas, Anastrepha fraterculus; homeopatia vegetal. Atua em apoio técnico e assessoria em agroecologia a agricultores. Cursos de Agroecologia e Manejo de Pragas em Cebola para agricultores e técnicos. Possui registrado no sistema de publicações da Epagri (SEPROTEC) 199 trabalhos técnicos em publicações diversas (data 09/05/2019). Desenvolveu 5 produtos tecnológicos (substâncias em altas diluições) para manejo orgânico na cultura da cebola e 2 para rúcula com trabalhos publicados. Desenvolveu 24 processos ou tecnologias para hortaliças com trabalhos publicados. Realizou 181 produções técnicas entre, assessorias, apresentações diversas, trabalhos técnicos e mini-cursos. Participa em 7 projetos registrados no sistema de planejamento da Epagri (SEPLAN) (data 09/05/2019).

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

NETO, J. V.; MENEZES JÚNIOR, F. O. G. de; GONÇALVES, P. A. de S. Avaliação da produção de cultivares de pepino para conserva e de mini tomate com e sem aplicação de fertilizante foliar. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 855–864, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.855-864.1473. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1473. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2