Formação continuada em Educação Física escolar: ações, percepções e desafios da gestão educacional

Eliana Köhler Kröning, Mario Renato Azevedo

Resumo


O presente estudo teve por objetivo analisar a oferta de ações de formação continuada para professores da área da Educação Física na região sul do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa descritiva e caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Foram entrevistados oito professores e oito gestores de Educação Física escolar. A investigação revelou que a maioria dos municípios ofertou alguma modalidade de ação de formação continuada aos seus docentes no período de 2013 a 2015. Foi unânime, entre os gestores, a percepção da importância dessas ações para atualização e enriquecimento do trabalho docente. Porém, não houve consenso entre eles com relação ao alcance das metas traçadas no planejamento das ações nos seus municípios. Entre os docentes houve o mesmo reconhecimento sobre a importância das ações de formação continuada. Os professores relataram que tais ações resultaram em mudanças no seu fazer pedagógico.


Palavras-chave


Educação física; formação continuada; docentes; ensino.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.671-684.1443

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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