Perspectivas gestoras no ensino mediado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação

Autores

  • César Costa Machado IFSUL- campus Pelotas
  • Débora Pereira Laurino FURG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.700-718.1341

Palavras-chave:

Experiência docente, gerenciamento da tecnologia, gestão da educação.

Resumo

Percebemos um descompasso entre a administração e as compreensões pedagógicas requeridas pelos gestores no trato com o Ensino a Distância. Dessa forma, o artigo traz um debate acadêmico-científico acerca da dinâmica dos processos de gestão relacionados ao Ensino Mediado pelas Tecnologias Digitais. Os registros foram obtidos por meio de entrevistas abertas e semiestruturadas, a investigação é de abordagem qualitativa e a metodologia de análise é o Discurso do Sujeito Coletivo. Observamos que a constituição do gestor o afasta das ações administrativas congruentes aos procedimentos atuais que o ensinar com tecnologias digitais requer, nessa direção estudamos que a visão do gestor público concentrada no interesse da comunidade e na coerência entre os objetivos, os processos e os resultados compartilhados com a comunidade qualificará o serviço público, potencializando a corresponsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Costa Machado, IFSUL- campus Pelotas

Doutor em Educação e Ciências pela FURG (2017), Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS (2002), Especialista em Ciência da Computação pela UCPel (1999), Graduado em Engenharia Elétrica pela UCPel (1995). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSul. Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, Informática na Educação, Educação a Distância e Gestão da Educação Mediada por Tecnologia.

Débora Pereira Laurino, FURG

Doutora em Informática na Educação, mestre em Ciências da Computação, ambos pela UFRGS/Brasil, graduada em Matemática Licenciatura pela FURG. Professora do Ensino Superior. Desenvolve pesquisa em informática na educação, educação a distância e formação de professores

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

MACHADO, C. C.; LAURINO, D. P. Perspectivas gestoras no ensino mediado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 700–718, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.700-718.1341. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1341. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.