O que sabe quem ensina África na Geografia? Impactos na implementação da Lei nº 10.639/2003 no IFPA – campus Belém

Helena do Socorro Campos da Rocha

Resumo


O estudo tem como locus o campus Belém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Trata dos saberes docentes acerca da África na Geografia e os impactos na implementação da Lei nº 10.639/2003. Constatou-se pouco reflexo direto nos currículos escolares, cuja efetivação está comprometida por conta da qualidade dos livros didáticos utilizados e pela deficiência na formação do professor, no caso da pesquisa, especificamente da disciplina Geografia no IFPA campus Belém. Existem dificuldades conceituais por parte dos professores. Dentre elas se destaca a questão da formação inicial no que diz respeito ao conhecimento da realidade africana e afrobrasileira, pois os antigos currículos acadêmicos dos cursos de formação de professores ignoravam este campo de conhecimento. O que sabe, acerca da África, quem ensina Geografia impacta, sobremaneira em quem aprende essa mesma África.



Palavras-chave


África; Lei nº 10.639/2003; ensino; saberes docentes; Geografia

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Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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