Os desafios da Alfabetização Científica na fala de um grupo de professores dos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.748-760.897

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental.

Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão sobre os desafios da Alfabetização Científica, identificados nas falas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Com foco na investigação das concepções dos professores sobre o ensino de ciências e a alfabetização científica, o objetivo deste estudo foi delinear os desafios e práticas pedagógicas desenvolvidos nessa perspectiva. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário a 15 professores atuantes na rede municipal de ensino de Ponta Grossa - PR, que se encontravam em formação continuada para o ensino de ciências oferecida pela instituição. A análise qualitativa, de natureza interpretativa das respostas demonstrou consonância com a literatura da área, revelando que há limitações e desafios enfrentados pelos professores no exercício de suas atividades pedagógicas ligadas ao ensino de ciências. Os entraves identificados indicam que diante de tais dificuldades torna-se necessário ampliar estudos e formação de professores em nível inicial e continuada, , para o desenvolvimento da Alfabetização Científica desde as etapas iniciais do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Ferreira de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR, mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia, pedagoga, especialista em Educação Científica e Tecnológica e em Alfabetização. 

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

FERREIRA DE SOUZA, G.; MACIEL PINHEIRO, N. A. Os desafios da Alfabetização Científica na fala de um grupo de professores dos anos iniciais. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 748–760, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.748-760.897. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/897. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.