Apreendendo interfaces disciplinares e suas implicações: uma dimensão teórica e prática na percepção de um grupo de educadores de ciências da natureza
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.168-185.771Palavras-chave:
Estratégias Educativas, Interfaces Disciplinares, Educação Pela PesquisaResumo
A presente investigação aborda as percepções de educadores de ciências da natureza do ensino médio, que participaram de um curso de extensão acerca de interfaces disciplinares, a respeito de tal estratégia educativa no ensino de ciências. Inicialmente foi realizada uma releitura das pesquisas sobre o tema em questão, percebendo os elementos que endossam a estratégia educativa das interfaces disciplinares de acordo com as ideias destes teóricos, bem como as suas definições para as diferentes formas de cindi-las. Em um segundo momento é revisitada a educação pela pesquisa como uma proposição pedagógica para o desenvolvimento de diferentes interfaces disciplinares. As manifestações dos professores, obtidas por meio de um questionário, foram investigadas pela Análise Textual Discursiva. Percebeu-se que houve, na maioria dos resultados, pressupostos metodológicos ao se estabelecerem interfaces disciplinares, bem como uma sintonia desta para com a educação pela pesquisa, e uma clara ideia da existência de diferentes interfaces disciplinares.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.