Apreendendo interfaces disciplinares e suas implicações: uma dimensão teórica e prática na percepção de um grupo de educadores de ciências da natureza

Autores/as

  • Tiago Amador Tamanini Universidade Federal do Rio Grande Do Sul
  • Tânia Denise Miskinis Salgado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.168-185.771

Palabras clave:

Estratégias Educativas, Interfaces Disciplinares, Educação Pela Pesquisa

Resumen

A presente investigação aborda as percepções de educadores de ciências da natureza do ensino médio, que participaram de um curso de extensão acerca de interfaces disciplinares, a respeito de tal estratégia educativa no ensino de ciências. Inicialmente foi realizada uma releitura das pesquisas sobre o tema em questão, percebendo os elementos que endossam a estratégia educativa das interfaces disciplinares de acordo com as ideias destes teóricos, bem como as suas definições para as diferentes formas de cindi-las. Em um segundo momento é revisitada a educação pela pesquisa como uma proposição pedagógica para o desenvolvimento de diferentes interfaces disciplinares. As manifestações dos professores, obtidas por meio de um questionário, foram investigadas pela Análise Textual Discursiva. Percebeu-se que houve, na maioria dos resultados, pressupostos metodológicos ao se estabelecerem interfaces disciplinares, bem como uma sintonia desta para com a educação pela pesquisa, e uma clara ideia da existência de diferentes interfaces disciplinares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Amador Tamanini, Universidade Federal do Rio Grande Do Sul

Professor de Química

Mestre em Ensino de Química

Doutorando do Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Tânia Denise Miskinis Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Publicado

2018-03-01

Cómo citar

AMADOR TAMANINI, T.; MISKINIS SALGADO, T. D. Apreendendo interfaces disciplinares e suas implicações: uma dimensão teórica e prática na percepção de um grupo de educadores de ciências da natureza. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 168–185, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.168-185.771. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/771. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas