Aplicação do Método de Estudos de Caso em um Curso Técnico em Química Noturno

Autores

  • Mirele Sanches Fernandes
  • Tania Denise Miskinis Salgado

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.1-13.1205

Palavras-chave:

Estudos de Caso, Curso Técnico em Química

Resumo

Este artigo analisa as contribuições da utilização do método de Estudos de Caso para a contextualização e aprendizagem de conceitos científicos e para o desenvolvimento de habilidades requeridas para um futuro profissional Técnico em Química. Este estudo utiliza abordagens qualitativas e quantitativas para analisar os resultados obtidos na resolução de casos investigativos. Os participantes já haviam concluído o Ensino Médio e estavam, na época, cursando Corrosão, um componente curricular do Curso Técnico em Química Noturno. A estratégia didática foi avaliada pelos participantes por meio de um questionário. Os resultados apontam que houve melhora significativa na aquisição de conceitos específicos da área de corrosão e que o método auxiliou no desenvolvimento de habilidades condizentes com o perfil profissional de um Técnico em Química. Conclui-se que o método de Estudos de Caso é adequado para Cursos Técnicos, contexto pouco estudado.

Palavras-chave: Estudos de Caso; Curso Técnico em Química; corrosão; habilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

SANCHES FERNANDES, M.; MISKINIS SALGADO, T. D. Aplicação do Método de Estudos de Caso em um Curso Técnico em Química Noturno. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 1, p. 1–13, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.1-13.1205. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1205. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas