Aplicação do Método de Estudos de Caso em um Curso Técnico em Química Noturno
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.1-13.1205Palavras-chave:
Estudos de Caso, Curso Técnico em QuímicaResumo
Este artigo analisa as contribuições da utilização do método de Estudos de Caso para a contextualização e aprendizagem de conceitos científicos e para o desenvolvimento de habilidades requeridas para um futuro profissional Técnico em Química. Este estudo utiliza abordagens qualitativas e quantitativas para analisar os resultados obtidos na resolução de casos investigativos. Os participantes já haviam concluído o Ensino Médio e estavam, na época, cursando Corrosão, um componente curricular do Curso Técnico em Química Noturno. A estratégia didática foi avaliada pelos participantes por meio de um questionário. Os resultados apontam que houve melhora significativa na aquisição de conceitos específicos da área de corrosão e que o método auxiliou no desenvolvimento de habilidades condizentes com o perfil profissional de um Técnico em Química. Conclui-se que o método de Estudos de Caso é adequado para Cursos Técnicos, contexto pouco estudado.
Palavras-chave: Estudos de Caso; Curso Técnico em Química; corrosão; habilidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.