As interfaces disciplinares e a pergunta do estudante

uma alternativa para os questionamentos reconstrutivos no ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.280-299.2243

Palavras-chave:

interfaces disciplinares, pergunta do estudante, estratégias educativas, interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo aborda a pergunta do estudante como princípio gerador de estratégias educativas para que se estabeleçam as interfaces disciplinares. Foram realizados apontamentos acerca do referencial teórico da área, como Pedro Demo, Ivani Fazenda, Paulo Freire, Jean Piaget, entre outros, com o objetivo de mostrar as possíveis contribuições das ideias destes autores para o desenvolvimento de propostas educativas que aproximem as disciplinas. A partir disso, foram feitas lateralizações dos pressupostos da pergunta do estudante e dos princípios orientadores das interfaces disciplinares. As respostas para as duas perguntas sobre a construção de projetos com interfaces disciplinares foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, de acordo com Moraes e Galiazzi (2011). Buscou-se investigar tanto as estratégias práticas dos professores para a criação e aplicação das temáticas com interfaces disciplinares, quanto o papel da pergunta do estudante nesse processo elaborativo. Identificou-se uma relação pedagógica substancial ao se estabelecerem interfaces disciplinares por intermédio da pergunta do estudante.

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Biografia do Autor

Tiago Amador Tamanini, Universidade Federal do Rio Grande Do Sul

Professor de Química

Mestre em Ensino de Química

Doutorando do Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

AMADOR TAMANINI, T. As interfaces disciplinares e a pergunta do estudante: uma alternativa para os questionamentos reconstrutivos no ensino de ciências. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 280–299, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.280-299.2243. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2243. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas