Interfaces disciplinarias y la pregunta del estudiante
una alternativa a las preguntas reconstructivas en la enseñanza de las ciencias
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.280-299.2243Palabras clave:
interfaces disciplinarias, pregunta del estudiante, estrategias educativas, interdisciplinariedadResumen
Este artículo aborda la pregunta del estudiante como principio generador de estrategias educativas para establecer interfaces disciplinares. Se tomaron apuntes sobre el marco teórico del área, como Pedro Demo, Ivani Fazenda, Paulo Freire, Jean Piaget, entre otros, con el objetivo de mostrar los posibles aportes de las ideas de estos autores al desarrollo de propuestas educativas que acerquen la disciplinas. A partir de esto, se lateralizaron los supuestos de la pregunta del estudiante y los principios rectores de las interfaces disciplinares. Las respuestas a las dos preguntas sobre la construcción de proyectos con interfaces disciplinares fueron analizadas mediante el Análisis Textual Discursivo, según Moraes y Galiazzi (2011). Buscamos investigar tanto las estrategias prácticas de los profesores para crear y aplicar temas con interfaces disciplinarias, como también el papel de la pregunta del estudiante en este proceso elaborativo. Se identificó una relación pedagógica sustancial cuando se establecieron interfaces disciplinarias a través de la pregunta del estudiante.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.