A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências

Autores

  • Rita Helena Moreira Seixas UFRGS
  • Luciana Calabró UFRGS
  • Diogo Onofre Sousa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.289-303.413

Palavras-chave:

Formação de professores, Ciências, Conhecimento científico

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir a respeito da formação inicial e/ou continuada dos professores, de seus desafios no ensino de Ciências e da forma como orientam seus alunos na construção do conhecimento científico. Aborda, sob a ótica de diferentes autores, o “saber” e o “saber fazer” dos professores de ciências, na ideia de aprendizagem como construção de conhecimentos. Aponta para o perfil do professor de ciências como aquele que fará a mediação do conhecimento para seus alunos objetivando a aprendizagem, tendo como desafio a utilização do conhecimento científico, das tecnologias educacionais e de estratégias didáticas que, muitas vezes, não estiveram presentes em sua formação. O ensino realizado por esse professor é visto, também, como aprendizagem para ele. Por fim, considera a necessidade de qualificação do professor, para que esse não fique à margem das necessidades escolares sem identificar suas insuficiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Helena Moreira Seixas, UFRGS

Doutoranda em Educação e Ciência:química da vida e saúde; Mestre em Ciências e Tecnologia Agroindustrial, professora do Campus Pelotas Visconde da Graça -CaVG -IFSul; Coordenadora adjunta do Programa Núcleo de Estudos  em Ciência e Matemática, voltado a formação continuada de professores.Professora das Licenciaturas de Química, Física e Ciências Biológicas.

Luciana Calabró, UFRGS

Departamento de Bioquíma ; área educação em ciências

Diogo Onofre Sousa, UFRGS

Departamento de Bioquímica ; área Educação em Ciências

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

SEIXAS, R. H. M.; CALABRÓ, L.; SOUSA, D. O. A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 289–303, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.289-303.413. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/413. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas