Atividades experimentais investigativas

a interdisciplinaridade como propulsora do fazer docente

Autores

  • Daiane Rattmann Magalhães Pirez Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS - Brasil
  • Rafaele Rodrigues de Araujo Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V24.2025.50-67.3135

Palavras-chave:

atividades experimentais, interdisciplinaridade, atividades investigativas, formação interdisciplinar

Resumo

Neste estudo, objetivamos compreender como emergem as possibilidades no ensinar, a partir de atividades experimentais, na perspectiva interdisciplinar. Para isso, as sujeitas de pesquisa constituem-se por professoras com formação na área de Educação em Ciências que atuam na Educação Básica da cidade do Rio Grande/RS. O corpus da pesquisa foi composto pelo registro de memórias e de uma entrevista semiestruturada, sendo analisado por intermédio da Análise Textual Discursiva. A seleção das professoras ocorreu a partir de duas etapas: participação no II Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas e encontros do projeto de extensão “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo”. Nessa perspectiva, da problematização do estudo e da análise, propomos como argumento central que as possibilidades no ensinar, mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar, surgem de atividades investigativas por meio de temas propostos pelos estudantes. Sendo assim, os temas sugeridos por eles desafiam os professores a buscarem conhecimentos que vão além da sua área de formação.

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Biografia do Autor

Daiane Rattmann Magalhães Pirez, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS - Brasil

Rafaele Rodrigues de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS – Brasil

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

PIREZ, D. R. M.; ARAUJO, R. R. de. Atividades experimentais investigativas: a interdisciplinaridade como propulsora do fazer docente. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 1, p. 50–67, 2025. DOI: 10.15536/thema.V24.2025.50-67.3135. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3135. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas